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ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

ApÃs a realizaÃÃo de uma pesquisa de interesse, o curso a distÃncia BioquÃmica da NutriÃÃo foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduaÃÃo da Universidade de SÃo Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de BioquÃmica BÃsica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse nÃo se limita a alunos das duas instituiÃÃes citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo paÃs. Esta observaÃÃo despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um pÃblico maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inÃdita, fez-se necessÃria a anÃlise do uso de novas tecno...

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  • Categoria: Apresentação
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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilizaÃÃo das diferentes Tecnologias Digitais de ComunicaÃÃes e InformaÃÃes (TDICs) na prÃtica docente de Biologia no Ensino MÃdio a partir dos relatos de experiÃncia dos professores, em suas vivÃncias, com as TDICs no chÃo da sala de aula. A ideia à viabilizar trocas e experimentaÃÃes sobre as possibilidades pedagÃgicas das TDICs no ensino de Biologia que jà foram testadas previamente por vocÃs ao longo da prÃtica docente o que poderà contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA tambÃm oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prÃtica docente...

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Dosagem da atividade da Lactato Desidrogenase sérica

A lactato desidrogenase à uma enzima citosÃlica envolvida na transformaÃÃo de piruvato a lactato e viceversa. Ela participa da glicÃlise anaerÃbica no mÃsculo esquelÃtico e na hemÃcia, da gliconeogÃnse hepÃtica e do metabolismo aerÃbico no mÃsculo cardÃaco. A determinaÃÃo da sua atividade auxilia no diagnÃstico de vÃrias doenÃas jà que a sua atividade se encontra aumentada no soro de pacientes acometidos por infarto de miocÃrdio, hepatite aguda, distrofia muscular e neoplasias. Este trabalho apresenta um objeto de aprendizagem, mediado por computador, que contem a simulaÃÃo da determinaÃÃo laboratorial da atividade da lactato desidrogenase sÃrica, pelo mÃtodo do de...

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Os Incompatíveis Sanguíneos!

A Biologia à desafiadora, pois hà muitos conceitos e processos difÃceis de compreender atà mesmo para o professor. Esse material didÃtico à um produto que foi apresentado como trabalho de conclusÃo do curso de EspecializaÃÃo em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia da Universidade Federal de GoiÃs, com o objetivo de colaborar com o reconhecimento das HQs (HistÃrias em quadrinhos), como ferramenta pedagÃgica, de forma a serem inseridas cada dia mais nos livros didÃticos, na sala de aula, no cotidiano de todos, onde a anÃlise da utilizaÃÃo de um conteÃdo especÃfico da Biologia â O sistema ABO â remeteu a estÃmulos positivos, proporcionando interaÃÃo entre: arte-b...

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O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinÃmicas pedagÃgicas, que buscam reformular as relaÃÃes de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prÃtica pedagÃgica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existÃncia de prÃticas pedagÃgicas interdisciplinares nos cursos do Ensino MÃdio Integrado do Instituto Federal do AmapÃ/Campus MacapÃ. Para alcanÃar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à anÃlise documental dos Planos PedagÃgicos dos Cursos TÃcnicos Integrados do Campus Macapà e à investigaÃÃo sobre a submissÃo de Projetos de Ensi...

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Formulário para Planejamento de Aulas

Planilha para ser impressa em folha A3 utilizada para o planejamento de quaisquer aulas, incluindo diversos checklists: partes de um objetivo de aprendizegem, recursos necessÃrios, atividades educativas, modalidades de aprendizagem, inteligÃncias mÃltiplas, etc. Basicamente a planilha serve para organizar e se preparar para a dinÃmica e interatividade que poderÃo ocorrer durante uma aula.

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Cromatografia ascendente em papel de aminoácidos

A cromatografia consiste num mÃtodo de anÃlise de componentes de uma mistura complexa baseada em diferentes critÃrios: adsorbilidade, solubilidade, massa molecular, carga iÃnica e afinidade. A aplicaÃÃo desta metodologia à um importante item do conteÃdo programÃtico das disciplinas de BioquÃmica. Este Objeto de Aprendizagem corresponde à simulaÃÃo laboratorial de uma Cromatografia Ascendente em Papel de AminoÃcidos. Ele foi desenvolvido com a ferramenta Adobe Flash CS3 usando animaÃÃes e imagens representativas coletadas de um experimento real. Este objeto de aprendizagem à um suporte adequado para o ensino prÃtico de BioquÃmica bÃsica.

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Projeto QUIMTIC - UENF

O Projeto QUIMTIC Este projeto foi desenvolvido na UENF, por uma equipe de QuÃmica e outra de InformÃtica. Nosso objetivo foi criar objetos de aprendizagem para ensinar alguns conceitos de QuÃmica e QuÃmica Ambiental para auxiliar o aprendizado de uma maneira criativa e consistente de conteÃdos que sÃo vistos pelos alunos como difÃceis e muito aquÃm de sua realidade. Estes objetos mostram que isso nÃo à verdade à que a QuÃmica faz parte de nosso dia-a-dia.

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Aprendizado e memória

Esse trabalho à resultante de notas de aula da disciplina de sistemas de memÃria (ministrada por mim) do curso de pÃs-graduaÃÃo em neuropsicologia na Faculdade de CiÃncias MÃdicas da Unicamp. Por ser voltado a um pÃblico heterogÃneo, os tÃpicos foram abordados separadamente em um nÃvel de complexidade acessÃvel a um leitor nÃo especialista. O texto traz definiÃÃes sobre os sistemas de memÃria, o conteÃdo emocional e suas implicaÃÃes no comportamento, alÃm da funÃÃo do sono no processo de consolidaÃÃo de memÃrias.

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JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino mÃdio, os conteÃdos sobre fotossÃntese e respiraÃÃo celular sÃo considerados difÃceis devido aos seus inÃmeros detalhes e tambÃm, Ã maneira monÃtona e isolada com que os mesmos sÃo transmitidos. Assim, reconhecendo a importÃncia de se utilizar estratÃgias de ensino mais dinÃmicas, este artigo relata a utilizaÃÃo de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relaÃÃo direta entre seus produtos e reagentes.

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3D Class

3D Class à uma interface entre um servidor Moodle e o Game Center da Apple, fazendo com que seus usuÃrios possam jogar enquanto aprendem e aprender enquanto jogam. Para os estudantes matriculados em cursos disponÃveis no servidor Moodle, o 3D Class serve como uma interface de acesso a partir de dispositivos compatÃveis com iOS e Mac OsX. A integraÃÃo com o Game Center possibilita aos usuÃrios competirem entre si. Os usuÃrios que nÃo estÃo envolvidos em nenhum curso podem jogar os quizes abertos e marcar pontos no Game Center.

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Movimentos das Plantas

O software âMovimentos das Plantasâ foi desenvolvido com a finalidade de apresentar imagens em sala de aula, representando formas e fenÃmenos biolÃgicos. AtravÃs de textos associados a fotos, vÃdeos, simulaÃÃes e experimentos, o software apresenta conceitos da Biologia e aproxima os alunos de fatos reais observados na natureza. Dessa forma, o uso de imagens deixa de ser puramente ilustrativo para se tornar a base da aprendizagem de novos conteÃdos, a partir da interaÃÃo de cada aluno com o conteÃdo visual.

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Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de anÃlise a FormaÃÃo Continuada para Professores em ExercÃcio em EducaÃÃo Ambiental elaborada e implementada no Ãmbito do Projeto Acre 2000 de EducaÃÃo Ambiental, realizado no perÃodo de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municÃpios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, MÃncio Lima e Rodrigues Alves. Esta FormaÃÃo Continuada envolveu diretamente enquanto pÃblico de interesse, os/as professores/as das sÃries iniciais da Rede PÃblica de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratÃgia de multiplicaÃÃo, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realizaÃÃ...

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Brincando com a Genética: um roteiro para utilização de jogos didáticos

O processo de ensino-aprendizagem requer um ambiente prazeroso, que instigue interesse e motivaÃÃo dos alunos. PorÃm indiscutivelmente os professores se deparam nas salas de aula com alunos desmotivados, falta interesse frente Ãs aulas teÃricas muitas vezes cansativas. Uma alternativa para tornar o ensino mais dinÃmico e atrativo sÃo os jogos e modelos didÃticos, que auxiliam na transformaÃÃo do conhecimento abstrato em significativo, proporcionando ambientes desafiadores que atraem os alunos. Os conteÃdos de GenÃtica sÃo os conteÃdos que mais necessitam do auxilio de jogos e modelos, pois trabalham com conceitos muito abstratos. PorÃm, hà a dificuldade de encontrar jogos so...

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Atualizado em 09/05/2011

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

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O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pÃblica estadual de ensino mÃdio do municÃpio de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussÃes das aulas prÃticas vivenciadas em laboratÃrio na aprendizagem dos conteÃdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentaÃÃo da caracterizaÃÃo da Ãrea em estudo. Em seguida, foi feita uma abo...

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Sistematização e avaliação de aulas práticas sob uma abordagem investigativa

As aulas prÃticas sÃo fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciÃncias. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma sÃrie de habilidades que os estudantes devem desenvolver atà o final de um programa de BioquÃmica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas prÃticas. O aprendizado da prÃtica de investigaÃÃo cientÃfica à um dos objetivos das aulas prÃticas. Esse trabalho propÃe a sistematizaÃÃo e avaliaÃÃo uma sequÃncia didÃtica que contemple o conteÃdo de BioquÃmica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigaÃÃo cientÃfica. A sequÃncia foi estruturada e aplicada n...

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